Ocupando o lugar do home-office e dos escritórios próprios, o coworking tornou-se uma alternativa viável para quem precisa de um local de trabalho. Sem dúvidas, essa nova forma de trabalhar em conjunto tem incentivado investidores e profissionais autônomos a buscarem melhores resultados e benefícios, através de uma estrutura de coworking eficiente para os negócios.
Mas o que exatamente é um coworking? Nos Estados Unidos, esse conceito já é muito conhecido entre os profissionais, porém, sua chegada ao Brasil ainda é recente, apesar de já ter conquistado vários adeptos. Em resumo, coworking é um espaço compartilhado com diferentes pessoas, que estão dispostas a dividirem não somente o mesmo local, mas também suas ideias.
Trabalhar de casa ou pagar um aluguel caro somente para ter um escritório próprio não são as únicas alternativas para um profissional. Por isso, confira algumas vantagens que você pode obter através de uma estrutura de coworking!
1. Endereço fixo e mais barato
Além de ter um custo bem menor com relação ao escritório próprio, o coworking oferece ao profissional endereço fixo, sem a necessidade de pagar aluguéis extremamente caros.
Vale lembrar ainda que, em um espaço próprio será necessário pagar água, energia elétrica, internet, entre outros custos que podem prejudicar seu bolso no final das contas. Ao contrário disso, um coworking é um espaço que inclui em suas mensalidades todas as despesas, facilitando seu controle financeiro.
2. Localização privilegiada
Ter um escritório particular em uma região bem localizada custa caro, e também não é recomendado receber os clientes em casa. Diferente destas duas situações, os escritórios de coworking estão sempre localizados de forma estratégica, facilitando o acesso de clientes e parceiros, além de disponibilizarem salas de reuniões quando necessário.
3. Mais networking
O escritório compartilhado é o melhor lugar para fazer networking. Apesar de ter uma mesa própria para trabalhar, é bom lembrar que ao seu lado estarão outros profissionais com ideias e projetos inovadores que podem contribuir para seu negócio. Assim, as chances de fazer parcerias, conquistar clientes ou simplesmente ter insights, é muito maior!
Logo, essa interação colaborativa é saudável para os negócios, incentivando a expansão dos negócios e possibilidade de novas negociações.
4. Mobilidade e menos burocracia
Em algumas empresas, mobilidade é fundamental para gerir os negócios, principalmente em áreas que vivenciam constantes mudanças.
Por conta desse detalhe, é interessante saber que o coworking oferece contratos de locação mais curtos, que podem ser cancelados ou renovados a qualquer momento. Sem falar que não é exigido muitos documentos, fiadores e outros processos que dificultem seu trabalho.
5. Credibilidade na imagem profissional
Além de boa localização, custos menores, networking e mobilidade, o coworking ainda é uma grande oportunidade para quem está começando um negócio ou precisa de um telefone para gerar mais credibilidade aos clientes.
Nessa questão, é válido saber que tanto o telefone e endereço podem ser utilizados no cartão de visita e outros meios, permitindo que esse espaço físico proporcione mais oportunidades de negociações.
Como mostramos, uma estrutura de coworking é a melhor alternativa para ter um escritório econômico e vantajoso. Para a sua empresa crescer ainda mais leia: “Como gerar mais negócios com um coworking“!2