Você já ouviu falar em coworking? Trata-se de uma tendência que vem se tornando cada vez mais forte no Brasil, por possibilitar que diversos profissionais compartilhem a mesma área de trabalho. A ideia é proporcionar interação, economia, networking e outras vantagens.
Cada vez mais, empresas têm aderido ao coworking, mas ainda há empreendedores que torcem o nariz para este modelo de trabalho. Isso porque existem alguns mitos sobre os escritórios compartilhados que precisam ser esclarecidos.
Veja, abaixo, 5 mitos sobre o coworking que não condizem com a realidade deste modelo de trabalho:
1. Coworking não oferece privacidade
Uma das grandes vantagens do coworking é possibilitar a interação entre profissionais de diversas áreas, gerando debates criativos e trazendo ideias interessantes para diversos projetos. Mas isso não tira do profissional a privacidade necessária para realizar alguns trabalhos.
Os modelos de coworking também possuem salas privativas, tanto para a realização de reuniões quanto para o desenvolvimento de projetos individuais, nos quais o profissional precisa de silêncio e concentração.
2. A Internet é lenta
As pessoas pensam que, devido ao fato de a internet ser compartilhada por muitas pessoas, ela fica mais lenta do que o normal. Mas isso não acontece.
Os planos utilizados no coworking têm plena capacidade de atender a todos os profissionais que usam o escritório, mantendo-se estáveis até mesmo em horários de pico de utilização.
Os escritórios usam a internet da mesma forma que empresas que possuem diversos profissionais fazem, com planos próprios para este tipo de negócio.
3. O espaço não oferece qualidade de vida
Ao contrário. O coworking pode ser uma opção para que as pessoas saiam dos grandes centros e migrem seus trabalhos para áreas mais tranquilas e funcionais.
O coworking do Metrô Conceição, por exemplo, fica em uma região estratégica da cidade de São Paulo. Veja algumas vantagens:
- não é zona de rodizio;
- não tem paralisação quando ocorre greve/protestos etc.;
- tem centros empresariais;
- oferece acesso a todos os bancos;
- está em uma área de fretados;
- localizado próximo à Avenida Paulista, centro e principais vias;
- possui um custo de vida mais baixo.
4. Coworking é apenas para freelancers
Os freelancers são grandes usuários de coworking, mas muitas empresas já estão migrando para este modelo. A grande vantagem para quem possui muitos funcionários é a possibilidade de economizar em infra-estrutura.
O coworking oferece tudo o que você precisa para que seus funcionários realizem seus trabalhos adequadamente, sem que você precise gastar nada a mais com contas de consumo, manutenção estrutural etc.
5. É difícil manter a concentração
Além das salas individuais, como já foi dito anteriormente, o coworking disponibiliza outros recursos que favorecem o silêncio e a tranquilidade para o trabalho. O escritório é equipado com isolantes acústicos e o ar-condicionado permite que as janelas fiquem fechadas o tempo todo, para que você não tenha problemas com ruídos externos.
Assim, fica mais fácil manter a concentração no trabalho.
E aí, viu só como esses mitos sobre coworking não podem e nem devem impedir que você adote esse modelo de negócios? Se ainda tiver alguma dúvida, aproveite para esclarecer deixando um comentário aqui no post!