Blog

Entenda como funciona a economia compartilhada nas pequenas empresas

Desde 2008, com o mundo imerso em problemas financeiros — devido a crise econômica mundial —, soluções criativas utilizando a internet e os avanços da tecnologia contribuíram para o aparecimento da tendência da colaboração e melhor aproveitamento de recursos — a economia compartilhada.

Empresas que seguem esse modelo, como AirBnb, Uber e Kickstarter, floresceram e permaneceram prósperas. Porém, é possível utilizar princípios da economia compartilhada nas pequenas empresas? Entenda mais sobre esse conceito, como utilizá-lo em seu negócio e a sua importância.

O que é economia compartilhada?

A economia compartilhada, também chamada de economia colaborativa, se baseia em, basicamente, dividir e explorar recursos entre pessoas de maneira que todas possam se beneficiar disso.

Negócios que utilizam esse modelo substituem a necessidade dos usuários comprarem um produto, possibilitando que ele seja explorado temporariamente.

Esses serviços substituem a necessidade de pagar por algo, quando é possível trocar por algo. “Usufruir” e “dividir” em vez de “possuir” é o mote desta nova economia que veio para ficar.

Contudo, ao implantar esse modelo nos negócios, é preciso compreender todos os aspectos dela, a fim de evitar erros.

Como usar economia compartilhada nas pequenas empresas?

Há alguns princípios práticos para que a economia compartilhada possa ser aplicada em praticamente qualquer modelo de negócio. Conheça-os a seguir.

Mapeie seus recursos

Reconhecer quais recursos já possui é o primeiro passo para tirar proveito da economia compartilhada. Pense em quais você tem que, atualmente, são subutilizados e poderiam ser compartilhados: espaço físico, infraestrutura, wifi, materiais gráficos ou de escritório, funcionários e até mesmo vagas de garagem.

Uma empresa pequena, por exemplo, pode não necessitar de serviços de faxina e recepcionista na maior parte do tempo, e nem de um espaço muito grande de operação. Mas duas empresas pequenas podem dividir o mesmo serviço de faxina, recepcionista e espaço, dividindo custos sem perder os benefícios desses e vários outros recursos.

Aproveite tecnologias colaborativas

Aplique as tecnologias colaborativas já existentes aos processos de sua empresa: utilize Uber para transporte, o Airbnb para hospedagem, o Blablacar para viagens. Montou um negócio de e-commerce? Já considerou utilizar alguma tecnologia de marketplace? Quer testar um produto ou receber financiamento coletivo? Que tal utilizar o Catarse?

Há diversos sites e apps existentes que utilizam princípios de economia compartilhada, como os exemplificados acima. Use-os a seu favor.

Seja criativo ao solucionar problemas

A cada novo problema, tente pensar como ele poderia ser resolvido de uma forma compartilhada. Talvez, por meio de uma parceria com outros pequenos negócios? Utilizando recursos tecnológicos como os supracitados? Terceirizando serviços por meio de sites de freelancers? Usufruir dos benefícios da economia compartilhada pode precisar de criatividade e um pouco de ousadia.

A importância de se utilizar a economia compartilhada

Tirar proveito da economia compartilhada nas pequenas empresas é uma excelente forma de se conseguir os mesmos benefícios de uma empresa grande, sem o mesmo aporte financeiro. Portanto, não há por que não fazer uso desses modelos de colaboração. O compartilhamento pode acelerar o desenvolvimento do seu empreendimento. Além disso, empresas que compartilham e crescem juntas podem se ajudar em momentos futuros e criar parcerias de sucesso.

Gostou do texto? Siga a Kafework no Facebook e fique sabendo sempre que publicarmos uma novidade!